20 May 2014

Hotel "A Brasileira"

Sim, não leu mal o título. O café "A Brasileira" do Porto vai ser transformado num hotel de quatro estrelas com 80 quartos. Porém, prevê-se a manutenção do café e do restaurante.

Localizado no gaveto da rua do Bonjardim com a rua Sá da Bandeira, o estabelecimento foi fundado por Adriano Teles, farmacêutico do Porto que, ainda jovem, decidiu emigrar para o Brasil onde se dedicou ao negócio do café. De regresso ao Porto, fundou "A Brasileira", a 4 de Maio de 1903, onde por essa altura não havia o hábito de tomar café em estabelecimentos públicos. 
Adriano Teles mandou pintar em várias paredes e pardieiros da cidade o slogan que se tornaria famoso: " O melhor café é o d'A Brasileira".

"A Brasileira" estava encerrada desde o início de 2013 quando se encontrava arrendado ao "Il Caffè di Roma" e foi reclamado pelo BPI por causa de uma dívida do proprietário do edifício.

O projeto de requalificação do edifício prevê manter intactas as características dos espaços do rés-do-chão, tal como as fachadas do edifício e a sua pala de ferro e vidro.
O hotel será composto por uma cave para zona de lazer e pequenos-almoços, do 2º ao 5º pisos estarão os quartos e suites e o 6º piso será reservado para um health club, jacuzzi e ginásio.

(Ref. Bibliográfica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9_A_Brasileira_(Porto) & http://fugas.publico.pt/Hoteis/334572_a-brasileira-do-porto-vai-ser-um-hotel)

5 comments:

  1. Fantástica notícia e aproveitamento de espaço!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  2. Olá! Ando aqui a pesquisar :). Tens algum post de Roma :)?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Cê! Pois já sei que vais para Roma! ;)
      Ainda não... Prometo fazer um para breve!
      Beijinhos

      Delete

Thanks for your comment! / Obrigada pelo seu comentário!