6 June 2014

Pela Costa Norte de Espanha

Ontem debrucei-me sobre um roteiro pela costa norte de Espanha. Um roteiro apenas composto por algumas das praias mais bonitas do País Basco, Cantábria, Astúrias e Galiza. 
Começando de este para oeste, segue o roteiro:

1 - Praia de La Concha, San Sebastián
 

Das três praias que San Sebastián possui, La Concha é sem dúvida a mais bonita. É famosa mundialmente pela sua baía quase perfeita e é considerada uma das mais bonitas da Europa.
A rainha Maria Cristina popularizou esta praia em meados do século XIX, quando começou a frequentar este areal e declarou San Sebastián como a capital europeia do verão. A cidade tornou-se moda e os membros da aristocracia começaram a visitá-la e a construir mansões ao redor da praia,  as quais hoje em dia ainda podem ser vistas. Foi nessa época que o balneário "La Perla", situado sobre a praia, foi aberto e tornou-se famoso por ser um dos melhores da Europa.


2- Praia de Laredo (La Salvé), Laredo

Já na Cantábria, a Praia de la Salvé, situada em Laredo a meia distância de Bilbao e Santander, com os seus 5km de longitude e de areia fina e branca que invitam a um passeio. É muito frequentada por turistas em época estival.

3- Praia de La Magdalena e Praia de Los Peligros, Santander
Praia de La Magdalena

Santander possui 27 praias. Escolhi a Praia de La Magdalena, uma praia  urbana que oferece areia dourada e mar tranquilo. E a Praia de Los Peligros, uma praia urbana com alta afluência de público. Em ambas é possível realizar diversos deportes aquáticos.

3 – Praia de Gulpiyuri, Llanes
 

É uma praia sem mar, declarada monumento natural em 2011. O acesso só é possível caminhando desde a Praia de San Antolín ou desde Naves. Encontra-se situada terra adentro, entre verdes prados agrícolas.

4- Praia do Silêncio, Cudillero
 

Nas Astúrias, a Praia do Silêncio (já tinha falado dela aqui), é um dos lugares que merece a pena ver. Como não se encontra perto de nenhum centro urbano, ainda conserva o status de praia semidesconhecida.
Para chegar à Praia do Silencio (também conhecida por Praia do Gavieiru ou Gavieiro) é necessário chegar a Castañeras, que se situa a 16 quilómetros de Cudillero, na direção oeste.
Para descer para a praia é necessário percorrer um caminho de terra a pé mas com paisagens deslumbrantes.

5- Praia de Las Catedrales de Ribadeo, Lugo
 


Já na Galiza, a Praia de Las Catedrales de Ribadeo  ou Praia de Águas Santas. Praia com mais de um quilómetro de longitude e com uma elevada ocupação. É possível desfrutar da paisagem e caminhar pela areia entre os penhascos, quando a maré está baixa.


6- Praia Grande de Miño e Praia de Carnota, A Coruña 
Praia de Carnota

A Praia Grande de Miño é uma ampla praia urbana, em forma linear, de areia dourada e grossa, prolongada por um complexo dunar. Ventosa e com águas tranquilas. Ideal para gozar do sol e banho.
A Praia de Carnota é uma praia semiurbana, com um extenso areal, águas cristalinas e vegetação abundante, que fazem desta um local idilíco.

 E se ainda estiver disponível para uma viagem de barco…

6- Praia de Rodas, Ilhas Ciéis, Vigo
 

Impresionante areal entre a Ilha Norte e a Ilha de Enmedio no Arquipélago de las Cíes, incluidas no Parque Nacional Maritimo-terrestre das Illas Atlánticas.


Este roteiro pode ser feito em 2, 3, 4, 5 ou até mais dias, dependendo do tempo que quer passar em cada areal. Mas não se esqueça de aproveitar!

Locais/cidades para pernoitar: San Sebastián, Bilbao, Santander, Gijón, A Coruña, Vigo. Aconselho a jogarem, da melhor forma, com o roteiro e os dias, de forma a chegarem à noite a estas cidades.

Daqui a pouco mais de um mês vou fazer este roteiro em 2 dias e 1 noite, começando na praia número dois (uma vez que já estou familiarizada com a 1ª). Vai ser uma viagem muito rápida, porque não há tempo para mais. Vou pernoitar em Gijón. Prometo contar tudo e partilhar a minha experiência, brevemente. 

(Ref. Bibliográfica: http://www.euskoguide.com/es/lugares-pais-vasco/espana/san-sebastian-turismo/; http://listas.20minutos.es/lista/las-mejores-playas-de-cantabria-2013-364233/; http://www.eltiempo.es/playa-de-magdalena.html; http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Gulpiyuri; http://www.playadelsilencio.es/; http://www.playadecatedrales.com/; http://www.turgalicia.es/ficha-recurso?cod_rec=10323&; http://unpaseounafoto.blogspot.com.es/2013/05/playa-de-carnota-coruna.html; http://tiempoytemperatura.es/playas/pontevedra/vigo/rodas.html; http://noyaymuros.com/turismo-rural-galicia/rutas/playa-de-carnota-y-monte-pindo/gmx-niv65-con5.htm)

4 comments:

  1. Que paisagens magníficas e paradisiacas!!
    Um grande beijinho e bom fim de semana,
    Lia.

    ReplyDelete
  2. Muito bonito! Praias lindas, com um mar inconfundível :)
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Daqui a um mês já dou feedback ;)
      Beijinhos

      Delete

Thanks for your comment! / Obrigada pelo seu comentário!